São Paulo, Fevereiro 2021 - A estratégia de desenvolvimento comercial do Grupo IBSA na América do Sul está tomando forma. Graças à parceria com a Eurofarma, multinacional farmacêutica brasileira, o IBSA tem como meta os mercados do Equador, Colômbia e Peru, com quatro produtos destinados ao tratamento de fertilidade. O cronograma das operações também está definido: a entrada no Equador terá início em março, seguida pela Colômbia em maio e, finalmente, no Peru no terceiro trimestre.
“Não se trata de uma entrada em novos mercados, pois os produtos com a marca IBSA já são comercializados na América do Sul há quase vinte anos. Na verdade, a operação constitui um “relançamento” comercial, que consolida a presença do IBSA na região. Acima de tudo, é mais uma parte importante da nossa estratégia de desenvolvimento para os próximos anos”, comenta Carmen Vigorelli, gerente sênior de Vendas Internacionais do IBSA.
De fato, em 2020, o IBSA definiu as diretrizes de desenvolvimento comercial, que incluem fortalecer determinadas parcerias estratégicas e firmar novos acordos. As relações que o IBSA pretende consolidar ou fortalecer com seus parceiros devem estar baseadas na determinação compartilhada, visando o crescimento e, sobretudo, na capacidade de investimento do parceiro junto com o IBSA nos mercados-alvo, a fim de apoiar conjuntamente a iniciativa de entrada ou reentrada no mercado.
Por isso, o IBSA escolheu a Eurofarma para a América do Sul, companhia multinacional brasileira fundada em 1972, que atualmente opera em diversas áreas terapêuticas em 20 países da América Central e do Sul, África e Caribe, com a possibilidade de expandir sua presença em todo o mundo. O contrato firmado de cinco anos considera um portfólio de quatro produtos (Fostimon, Merional, Choriomon e Prolutex), todos voltados para o tratamento de fertilidade.
“Este movimento é altamente estratégico para nós, pois seguimos o nosso plano de internacionalização e aumentamos nossa presença na América do Sul de forma mais rápida. Com a parceria, assumiremos a comercialização dos produtos nestes países e teremos a certeza de que alcançaremos ótimos resultados de vendas”, afirma Martha Penna, vice-presidente de Inovação da Eurofarma.
A colaboração com a Eurofarma começou na Argentina, mercado em que as duas empresas já atuam em parceria. Esta negociação tem sido longa e complexa, já que as duas empresas estão negociando com três países diferentes e englobando quatro produtos. Alguns destes ainda estão na fase de registro, liderada pelo departamento de Operações de Negócios Internacionais do IBSA em conjunto com o departamento de Desenvolvimento de Negócios da Eurofarma, que trabalham em estreita colaboração com a divisão de Assuntos Regulatórios, a fim de concluir a celebração deste importante contrato. A motivação por trás das novas parcerias do IBSA, e certamente por trás da consolidação da sua parceria com a Eurofarma, é um desejo de crescimento conjunto, bem como os valores corporativos compartilhados e uma missão comum.
Sobre o IBSA
O IBSA é uma empresa farmacêutica privada, fundada em Lugano, Suíça, em 1945, e seus produtos são comercializados em mais de 80 países nos cinco continentes. O grupo tem 14 filiais na Europa, China e Estados Unidos e emprega um total de 2.000 pessoas, distribuídas entre os vários escritórios e unidades de produção e 14 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento em todo o mundo. Em virtude do seu amplo e competitivo portfólio de produtos que cobre as principais 10 áreas terapêuticas, o IBSA ocupa uma posição de liderança em mercados em todo o mundo. Em particular, é o quarto maior operador no setor de fertilidade e líder mundial em produtos à base de ácido hialurônico.
Sobre o Grupo Eurofarma
Primeira multinacional farmacêutica de capital 100% brasileiro, o Grupo Eurofarma, desde sua fundação em 1972, atua no setor de saúde produzindo e comercializando produtos e serviços inovadores para melhorar a qualidade vida das pessoas. Com foco na geração de valor compartilhado, atua nas áreas de Prescrição Médica, Isentos de Prescrição, Genéricos, Hospitalar, Oncologia e Veterinária. Somente no Brasil, oferece mais de 310 produtos em cerca de 650 apresentações, atende 25 especialidades médicas e cobre 89 classes terapêuticas, que representam mais de 80% das prescrições no mercado de marcas.
O Grupo Eurofarma possui operação própria em 20 países, sendo seu maior parque fabril no Brasil e plantas em outros 6 países da América Latina. A empresa emprega mais de 7 mil colaboradores.
Eurofarma nas redes sociais
Facebook: @eurofarma | LinkedIn: @eurofarma
Instagram: @eurofarma | Twitter: @eurofarma
Youtube: @eurofarmalab