Apesar de não haver cura, seu tratamento ajuda na qualidade de vida do paciente.
Já explicamos o que é a doença de Parkinson em artigo anterior que pode ser conferido aqui. Neste material, vamos abordar o tratamento da doença. O objetivo inicial do tratamento da doença de Parkinson (DP) está na redução da sua progressão e no combate aos sintomas¹. Apesar de não existir cura, uma vez que a principal barreira está no fato de que os neurônios não se regeneram, é importante que o tratamento da DP seja continuado². As terapias indicadas dependem de uma série de fatores, e só os médicos conseguem fazer uma avaliação das melhores alternativas. A principal linha é medicamentosa. Contudo, além dos tratamentos com base em medicamentos, pode ser indicada e fisioterapia e a terapia ocupacional, que tem efeito importante, principalmente para os pacientes mais afetados na questão do equilíbrio e do andar³.
O acompanhamento de um fonoaudiólogo também é bastante indicado para quem teve comprometimento da fala. Por fim, em alguns casos pode ser indicado o tratamento cirúrgico.
Fontes: 1. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas Doença de Parkinson. Portal Arquivos da Saúde Governo brasileiro. Último acesso em 26 de julho de 2021. 2. Doença de Parkinson. Biblioteca Virtual em Saúde Ministério da Saúde Brasil. Último acesso em 26 de julho de 2021. 3. FERRAZ, Henrique Ballalai – Livro: Tratamento da Doença de Parkinson Rev. Neurociências 7(1): 06-12, 1999.